Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Pedro Almodóvar alerta contra censura de algoritmos do Instagram

Pôster do próximo longa do diretor, 'Madres Paralelas', foi removido pela rede social e depois reintegrado, com pedido de desculpas

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 ago 2021, 14h25 - Publicado em 12 ago 2021, 13h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Set do filme Madres Paralelas
    Pedro Almodóvar com Israel Elejalde e Penélope Cruz no set de 'Madres Paralelas' (El Deseo/ Nico Bustos/Divulgação)

    Pedro Almodóvar declarou vitória sobre o Instagram. Na verdade, o cineasta espanhol saiu vitorioso de uma disputa entre homem e máquina. Nos últimos dias, a rede social removeu da plataforma o pôster de seu filme mais recente, Madres Paralelas, que exibe o mamilo de uma mulher lactante, por contrariar regras que não permitem exposição de nudez. Após protestos dos seguidores de Almodóvar e de um movimento coletivo que seguiu republicando o cartaz, a subsidiária do Facebook se desculpou e voltou atrás após reconhecer o “contexto artístico” da imagem.

    “Temos que estar vigilantes antes que as máquinas decidam o que podemos e o que não podemos fazer”, disse Almodóvar depois do ocorrido, em um comunicado publicado nas redes sociais pelo irmão do cineasta, o produtor Agustin Almodóvar. Nele, o diretor agradeceu a milhares de usuários do Instagram que continuaram a reenviar a imagem depois que ela foi removida. “Vocês conseguiram mobilizar as mentes por trás do algoritmo que decide o que é ou não obsceno e ofensivo, fizeram-nos recuar e permitir que o pôster circule livremente”, escreveu ele. “Não importa quantas informações o algoritmo possua, ele nunca terá coração ou bom senso.”

    Pôster Madres Paralelas
    Pôster do novo filme de Pedro Almodóvar, ‘Madres Paralelas’, com Penélope Cruz – (El Deseo/Divulgação)

    As regras que não permitem exibição de nudez no Facebook e no Instagram estimularam o movimento #FreetheNipple (#Mamiloslivres, no Brasil), que é usado por muitos artistas e celebridades para retratar mamilos. A proibição não se estende aos mamilos masculinos. Madres Paralelas, com Penélope Cruz, abrirá o Festival de Veneza em 1º de setembro. O filme conta a história de duas mulheres que engravidaram por acidente e se encontram na maternidade no dia de seus partos. Após a estreia no festival veneziano, estreia na Espanha e, em dezembro, nos EUA. Ainda não há previsão para o lançamento no Brasil.

    Continua após a publicidade

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.