A Tesla inaugurou sua primeira fábrica na Europa, nesta terça-feira, 22, em um esforço para concorrer com as montadoras alemãs em seu próprio terreno. A Gigafactory Berlin-Brandenburg fabricará veículos Modelo Y e células de bateria. Além de Elon Musk, estavam presentes na cerimônia de abertura em Gruenheide, sudeste da capital alemã, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o ministro da Economia, Robert Habeck.
Não foi sem atropelos que Musk conseguiu completar sua nova fábrica. A Tesla começou a construir a instalação há menos de três anos, antes de receber as autorizações dos órgãos públicos. Se essas licenças não tivessem sido emitidas, a empresa teria que derrubar a estrutura. Além disso, ativistas ambientais também alertaram que a construção pode afetar o abastecimento de água potável na região, o que foi negado pelos administradores.
Robert Habeck disse que a abertura da fábrica é um importante sinal de que carros movidos a gasolina podem ser substituídos por veículos elétricos no momento em que a Alemanha e outros países estão tentando reduzir emissões de gases de efeito estufa e se livrar do petróleo russo. A empresa diz que sua nova “gigafábrica” empregará 12.000 pessoas e produzirá 500.000 veículos por ano.