O Twitter anunciou nesta quinta-feira, 27, que vai restringir o alcance de conteúdos publicados por políticos ou membros do governo que violem as regras da rede social. Além da restrição do alcance pelo algoritmo, haverá também um aviso de “comportamento abusivo” que precisa ser visualizado antes que o usuário opte por ter acesso ao conteúdo.
Os perfis sujeitos à nova medida devem se encaixar nos seguintes critérios: de políticos ou funcionários do governo que tenham mais de 100 mil seguidores e tenham o selo de conta verificada. “Pela natureza dos cargos que ocupam, esses líderes têm grande influência, e muitas vezes dizem coisas que podem ser consideradas controversas ou geram debates e discussões”, diz a nota divulgada pelo Twitter.
A rede social, amplamente utilizada por líderes como o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que a aplicação das restrições será decidida caso a caso por suas equipes jurídica e de políticas públicas, além de times regionais.
Se for considerado como “comportamento abusivo”, o tuíte terá menor destaque e não será exibido em buscas seguras e nas abas de notificações e de exploração, por exemplo.
Além de serem prejudicados em seu alcance pelo algoritmo, os conteúdos enquadrados na nova política serão precedidos pelo aviso “As Regras do Twitter sobre comportamento abusivo aplicam-se a este Tweet. No entanto, o Twitter determinou que pode ser do interesse público que o tweet continue disponível”. Para ter acesso ao tuíte, o usuário terá que clicar ou arrastar o botão “ver” para visualizar a postagem.
O Twitter deixou claro que a nova política só será aplicada a tuítes publicados a partir desta quinta, ou seja, não incluirá postagens antigas -como foi o caso do vídeo postado por Bolsonaro durante o Carnaval de 2019, no qual um homem aparece urinando em outro. Na ocasião, usuários denunciaram o tuíte. Segundo a rede social, “é pouco provável que você encontre o aviso com frequência”.
“Com o tempo, o conceito de interesse público e como ele é definido no Twitter podem mudar à medida que observarmos diferentes tipos de comportamento. Continuaremos avaliando como nossas regras e sua aplicação podem ser mais claras, e trabalhando para tornar nossas tomadas de decisão mais simples de entender”, encerra a nota.
(com Estadão Conteúdo)
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