Ricardo Boechat: Fake News e seu antídoto
O jornalista Ricardo Boechat opina qual é o antídoto para combater as fake notícias falsas no fórum Amarelas Ao Vivo
O jornalista Ricardo Boechat avalia que as notícias falsas são vistas com uma “dimensão apocalíptica” que não é justificada. ‘Tratamos as fake news como se fossem um mal sem cura. Está na própria natureza da notícia falsa a tecnologia, que é o antídoto que a matará no menor tempo do que sempre se propagou”, afirmou Boechat durante entrevista ao redator-chefe de VEJA Fábio Altman no fórum Amarelas Ao Vivo, promovido pela revista.
Durante a conversa, Boechat confessou já ter acreditado em algumas notícias falsas. Uma delas, inclusive, foi sobre a candidatura à presidência do apresentador Luciano Huck. Segundo o jornalista, ele acreditou na informação de que Huck recebia o maior salário e o maior cachê já pagos a um apresentador, mas foi advertido. “Imediatamente, me corrigiram e eu desmenti. Essa é a instantaneidade do antídoto”, explicou.
Sobre a atuação da imprensa frentes às notícias falsas, Boechat reforçou a necessidade da apuração correta, da investigação e da edição. “Tem que persistir nos fundamentos do jornalismo”, completou.