Intervenção militar? Entenda o que está acontecendo no RJ
O presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira um decreto de intervenção na segurança do RJ. O ‘Estúdio VEJA’ explica o que isso significa
Em entrevista à repórter Nicole Fusco, o professor de Direito da FAAP, Luiz Fernando Prudente do Amaral, e o cientista político Sérgio Praça, explicam o que é a intervenção decretada pelo presidente Michel Temer na segurança pública do Rio de Janeiro. Eles também enumeram quais são as diferenças entre essa medida a intervenção militar; o contexto político eleitoral em que ela foi tomada e o que muda, na prática.
O decreto de intervenção foi assinado nesta sexta-feira pelo presidente Michel. A medida foi tomada na noite de quinta-feira, durante uma reunião emergencial entre Temer, os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, e o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão.
Embora já esteja em vigor, o decreto ainda precisa ser validado pelas duas Casas Legislativas, para que continue em vigência até dezembro deste ano.
O General do Exército Walter Souza Braga Netto, do Comando Militar do Leste, será o interventor. Ele ficará responsável pelas Polícias Civil e Militar do Rio, assim como pelo Corpo de Bombeiros e pelo sistema carcerário do Estado.