Lula ignora ordem de prisão de Moro
PF disse que não irá cumprir mandado à noite; negociações seguem
O juiz federal Sergio Moro determinou a prisão do ex-presidente Lula na quinta-feira. O magistrado deu a possibilidade de o petista se apresentar à Polícia Federal de Curitiba até as 17h desta sexta-feira. O prazo acabou e Lula não se entregou à polícia.
Em entrevista à Veja, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, diz que ele não descumpriu o mandato. “Ele tinha a opção dada pelo juiz de ir a Curitiba. Não exerceu essa opção. Está aqui no sindicato num lugar público”.Ela também descartou a possibilidade de Lula se apresentar a PF voluntariamente.
Lula continua na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, e deve dormir mais uma noite por lá. Os discursos em frente ao prédio acabaram, mas ainda há movimentação de militantes.
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ajuizou uma nova ação no Supremo Tribunal Federal para evitar a prisão do petista. Os advogados tentam suspender a decisão do juiz federal Sergio Moro, que determinou a execução da pena de doze anos e um mês de detenção na ação penal do tríplex do Guarujá (SP).
O editor Silvio Navarro, e os colunistas de Veja Augusto Nunes e Sergio Praça repercutem a situação do petista.