Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Ruptura da parceria entre Fifa e EA Sports abre novos caminhos no ramo

Outros títulos estão chegando para desafiar o duopólio dos líderes de um mercado bilionário

Por Diego Alejandro
Atualizado em 4 jun 2024, 10h21 - Publicado em 1 jul 2023, 08h00

Brasil e Argentina, Real Madrid e Barcelona, que nada… Poucas rivalidades são tão mercuriais quanto a das franquias de games Fifa Foot­ball e Pro Evolution Soccer (PES, outrora conhecido como Winning Eleven). Há quase três décadas, suas desenvolvedoras — EA Sports e Konami, respectivamente — lutam pela supremacia entre os simuladores de futebol, leiloando licenças de clubes e ligas e aprimorando as experiências virtuais. Agora, a partida esquentou ainda mais, com briga entre os — digamos assim — cartolas. Depois de anos de parceria, a Fifa (a Federação Internacional de Futebol) rompeu com a EA Sports e quer ter seu próprio game. E outros títulos estão chegando para desafiar o duopólio dos líderes do mercado.

ESTREANTE - UFL: jogo “grátis e justo” tem craques, mas não saiu do papel
ESTREANTE - UFL: jogo “grátis e justo” tem craques, mas não saiu do papel (Strikerz/.)

Em 2023, depois de um casamento aparentemente perfeito, a EA Sports e a Fifa não chegaram a um acordo de renovação. A entidade máxima do futebol pediu mais do que o dobro do valor atual para que a série levasse sua chancela, o que acabou com o relacionamento. A versão atual, Fifa 23, será a última do acordo. Com isso, a franquia passará a se chamar EA Sports FC. Ao que tudo indica, as transformações no game não serão tão impactantes — vale a máxima de que em time que está ganhando não se mexe. A produtora americana, que faturou o equivalente a cerca de 25 bilhões de reais em 2022, corre para assegurar os mesmos contratos com jogadores e clubes que já tinha (um de seus pontos mais fortes). Só para a inglesa Premier League, os valores giram em torno de 3 bilhões de reais. Além dela, o jogo reúne 19 000 atletas, 700 equipes e trinta campeonatos licenciados, incluindo representantes do futebol feminino.

ADVERSÁRIO - eFootball: inovações e derrapadas marcam rival da EA Sports
ADVERSÁRIO - eFootball: inovações e derrapadas marcam rival da EA Sports (Konami/.)

Soa inacreditável, mas esse universo não abrange os times brasileiros, dada a desestruturação da “liga” nacional, embora ofereça competições da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para as telas. “Meu maior receio era a perda da influência ao não ter o nome Fifa”, diz o streamer MuuhPro, que produz conteúdos sobre games de futebol e tem mais de 3,6 milhões de inscritos em seu canal no YouTube. “Mas, conversando com os criadores, não deve mudar muita coisa. O título deve perder poucos eventos.” Quem corre por fora é a própria federação comandada por Gianni Infantino. O presidente da Fifa já alardeou que a entidade terá seu próprio jogo em 2025. Por ora, espalham-se mais especulações do que dados a respeito.

Continua após a publicidade
ÚLTIMO - FIFA 23: fim da parceria entre a Fifa e o gigante dos games
ÚLTIMO - FIFA 23: fim da parceria entre a Fifa e o gigante dos games (EA Sports/.)

Enquanto isso, a arquirrival Konami implementou mudanças mais profundas. A partir de 2020, para incentivar ainda mais o e-sport em sua plataforma e repaginar a franquia que vinha numa decrescente, a empresa japonesa adotou a marca eFootball, aposentando o nome PES e trazendo mais inovações em comparação às edições passadas. Até então, a série havia vendido cerca de 111 milhões de cópias, além de 400 milhões de downloads para smartphones. E a tática surtiu efeito, a ponto de a produtora atingir lucro próximo de 10 bilhões de reais. Uma das apostas da casa foi o jogo grátis, manobra para atrair fãs e consolidar as microtransações nos modos on-line. Só que a franquia parece ter emperrado depois disso. Em 2021, o jogo não passou de mera atualização no software. E a sequência, de 2022, também teve resultados aquém do esperado. Um lançamento cheio de bugs que pioraram a resolução das imagens, a ponto de a Konami emitir um pedido público de desculpas.

arte Fifa

Continua após a publicidade

Desde então, atualizações significativas foram feitas, com o retorno de módulos clássicos e apreciados pelos jogadores, como Master Liga e Rumo ao Estrelato, bem como uma versão especial para celular. O atual eFootball 2023 subiu um pouco o sarrafo, pois não quer perder de goleada dos velhos e novos adversários. Até porque, pela tangente, correm ingressantes no mercado. A Strikerz, uma produtora bem menor, vem trabalhando no desenvolvimento do UFL, um jogo gratuito e “justo”, sem transações on-­line, de acordo com os criadores. Cristiano Ronaldo, Lukaku e De Bruyne são alguns dos craques que embarcaram na proposta e se tornaram embaixadores. Contudo, o título está atrasado no cronograma. Apesar da propaganda, ainda passa por melhorias e aguarda lançamento. Será que vai arranhar o duelo entre EA Sports e Konami? E com a Fifa no páreo? O apito soou, e há muito jogo pela frente.

Publicado em VEJA de 5 de Julho de 2023, edição nº 2848

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.