10 pratos que você não pode deixar a Espanha sem provar
Para quem é fã de pratos salgados ou sobremesas, a culinária espanhola está cheia de delícias para todos os gostos
Nunca entendi direito o comportamento de alguns dos meus amigos estrangeiros em nossas andanças pelo mundo. Ao invés de se aventurarem na culinária local, de lugares como Indonésia, Vietnã ou Japão, entre outros, preferiam a “segurança” de pedir uma pizza ou um club sandwich no restaurante do hotel.
Falha gravíssima a meu ver. E sete pontos a menos na carteira, hahaha. Agora falando sério. Nunca entendi uma pessoa viajar para o outro lado do mundo e não experimentar a culinária local. A gastronomia faz parte da cultura de um povo e explica muita coisa. Ou seria apenas acaso os pratos tailandeses terem muito coco, frutas e pimentas e na Escandinávia os pães serem cheios de grãos e densos, por exemplo?
Uma das coisas que mais me empolga em viajar é experimentar novos pratos e conhecer ingredientes diferentes. E nem preciso ir muito longe para isso. Veja a Europa, por exemplo. Basta pensar como as cozinhas espanhola e francesa são tão diferentes apesar da proximidade física dos países.
A Espanha foi o primeiro país que conheci, aos 14 anos. Como estudei em um colégio espanhol, sempre tive contato com a culinária de lá. Paella, tortilla e (mais tarde) sangria sempre estiveram no meu dicionário. E até hoje, quase 50 países depois, ainda é um dos meus lugares favoritos no mundo para comer.
As mesas são sempre fartas, os ingredientes simples e de qualidade e os espanhóis não têm pressa quando o assunto é comer e beber. Adoro. Nada como passar uma noite comendo tapas em lugares diferentes ou sentar numa mesa para comer uma boa paella.
Por isso fiz uma lista com dez pratos típicos espanhóis que ninguém pode deixar de provar. Seja no norte ou no sul do país, no verão ou no inverno. Esqueça o jamón e as azeitonas e experimente estas delícias…
1. Paella
Não tem como não pensar em comida espanhola e não pensar em paella. Mas esqueça aquele arrozinho seco e sem graça que a gente encontra em vários lugares que insistem em chamar de paella. A verdadeira é quase cremosa (lembra um risoto), leva muitos frutos do mar (pode ter também frango, porco, etc) e tem que ter o tal do socarrat (que nada mais é que aquela crostinha quase queimada que fica no fundo da paellera).
Ingredientes principais: arroz, frutos do mar, açafrão
Onde comer: Casa Pepe Sanchis, calle Naranjal de Almagro, 12, Córdoba
Site: www.arroceriacasapepesanchis.es
2. Tortilla
Amo, amo, amo. Uma coisa tão simples, mas tão saborosa. Nem venha me dizer que é igual ao omelete que você faz em casa porque não é. Eu me considero uma boa cozinheira, mas tortilla eu nunca consegui fazer igual à que se come na Espanha. Seja em restaurantes chiques, em bares de equina ou até no café do aeroporto elas são sempre imbatíveis.
Ingredientes principais: ovo, batatas
Onde comer: La Penela, plaza de María Pita, 12, La Coruña
Site: www.lapenela.com
3. Pan con tomate
Outro prato que não poderia ser mais simples, mas que na Espanha tem um sabor especial. Chamado de pa amb tomàquet na Catalunha, onde se originou, serve de entrada ou de acompanhamento. O pão é tostado, leva um pouco de alho e depois é coberto por um molho de tomate delicado.
Ingredientes principais: pão, alho, tomate
Onde comer: Bar Nou, ronda de la Universitat, 13, Barcelona
Site: https://www.facebook.com/barnoubarcelona
4. Gazpacho
Em outras palavras, sopa de tomate. Mas nem adianta torcer o nariz sem experimentar. Sim, é uma sopa gelada, mas é deliciosa. Os tomates são batidos com azeite, pimentões, pão e pepino até ganhar uma consistência cremosa. Simples e super refrescante.
Ingredientes principais: tomate, pimentões, azeite
Onde comer: Espacio Eslava, Eslava, 3, Sevilha
Site: www.espacioeslava.com
5. Churros con chocolate
Quando a gente pensa em churros logo lembra daquele monte de doce de leite, certo? Pois o da Espanha não tem recheio. Mas calma, o recheio é substituído por uma xícara enorme de chocolate quente, cremoso, no qual você mergulha seus churros antes de comer. Uma perdição.
Ingredientes principais: ovos, farinha, açúcar, chocolate
Onde comer: Chocolatería Valor, calle del Postigo de San Martín, 7, Madri (e outros endereços)
Site: www.valor.es
6. Croquetas
Você certamente já ouviu falar das famosas tapas espanholas, que nada mais são que petiscos para se comer em bares ou antes das refeições. E nada lembra mais tapas do que croquetas. Elas podem vir em diversos tamanhos e com os mais variados recheios: bacalhau, jamón, queijo. Crocantes por fora e cremosas por dentro…
Ingredientes principais: ovos, farinha, manteiga, queijo
Onde comer: Casa Marcial, Calle La Salgar, s/n, Asturias
Site: www.casamarcial.com
7. Pulpo a la Gallega
Se você gosta de frutos do mar não pode deixar de provar este prato. Mas tem que ser bem feito porque polvo pode ficar borrachudo se cozinhar por tempo demais. Com um leve toque de páprica e batatas de acompanhamento pode servir de entrada ou até mesmo de prato principal. Também conhecido como Pulpo a la Feria.
Ingredientes principais: polvo, azeite, pimentão
Onde comer: A Pulperia de Melide, plaza de España, 16, La Coruña
Site: www.pulpeirademelide.com
8. Patatas Bravas
Sabe a tradicional batata frita? Pois na Espanha ela ganhou uma versão mais rebuscada _e gostosa. As batatas são fritas no azeite e ficam sequinhas e crocantes. Mas o segredo vem depois, quando recebem a “salsa brava”, que cada chef tem a sua. Pode ter pimentão ou tomate, mas o resultado é delicioso.
Ingredientes principais: batata, azeite, farinha
Onde comer: El Bodegón, travesía Pelayo, 2, Ponferrada
Site: www.facebook.com/El-Bodegon
9. Gambas al ajillo
Outro prato pra quem gosta de peixes e frutos do mar. Super simples, nada mais é que camarões frescos mergulhados em um mar de azeite e alho. O aroma é delicioso. E por ter tão poucos ingredientes, todos têm de ser de boa qualidade. Irresistível.
Ingredientes principais: camarão, azeite, alho
Onde comer: La Casa del Abuelo, calle Victoria, 12, Madri (e outros endereços)
Site: www.lacasadelabuelo.es
10. Crema Catalana
Para encerrar a lista, um docinho, né? Esta é a versão espanhola, ou catalã, melhor dizendo, do famoso crème brûlée francês. Uma espécie de mingau com açúcar caramelado crocante por cima. Mas atenção! Não faça como eu e peça uma crema catalana em outra região da Espanha para não levar bronca do garçom (“Você não está na Catalunha”, me disse o garçom em Valencia).
Ingredientes principais: leite, ovos, açúcar
Onde comer: Granja Dulcinea, carrer Petritxol, 2, Barcelona
Site: www.granjadulcinea.com
E você, qual seu prato espanhol favorito?