Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

#VirouViral

Por Duda Monteiro de Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet
Continua após publicidade

Bar enfurece mães por pedir que amarrem crianças no poste

No início da semana, texto controverso de hamburgueria em Pinheiros voltou à tona em bate-boca virtual e retomou a discussão sobre crianças em restaurantes

Por Luísa Costa Atualizado em 11 ago 2017, 10h24 - Publicado em 10 ago 2017, 18h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma controvérsia de meses atrás voltou a fazer barulho entre mães nas redes sociais. No dia 28 de março, o restaurante Underdog, de São Paulo, publicou a imagem de uma lousa com os dizeres: “Aqui seu cão é bem vindo!!! Mas as crianças favor amarra-las ao poste (sic)”.

    Underdog
    (Reprodução/Instagram)

    A frase é antiga, mas ainda assim revoltou Debora Oliveira, mãe de duas crianças. A gestora de comunidades de 33 anos deparou com a mensagem — apagada da lousa há tempos — nas redes sociais e fez um desabafo.

    Na publicação, postada no Facebook nesta segunda (7), ela escreve: “Se você enche a boca para falar que odeia crianças, substitua crianças por mulheres, idosos, negros, japoneses, judeus, homens, insira aqui qualquer classe de ser humano existente nesse mundo de 7 bilhões de pessoas, e veja se parece aceitável. Não, né?”

    Continua após a publicidade

    Debora conta a VEJA a razão do incômodo: não deveria ser engraçado comparar crianças a animais. “Falaram que é uma piada comum em pubs da Inglaterra. Independente do conceito, acho que não é aceitável”, afirma. Ela explica que gostava do local, mas esperava um pedido de desculpas.

    A retratação não veio. Pelo contrário, o estabelecimento respondeu à cliente de forma (bem) pouco amigável.

    Continua após a publicidade
    Capturar
    (Reprodução/Instagram)

    Depois do bafafá, a publicação original, de março, foi apagada do Instagram do Underdog. Santi Roig, 36 anos, diz ainda não entender o que houve: “Nossos clientes não têm frescura, a gente não tem que agradar a todos. Usamos um humor quase de South Park, é simplesmente uma piada”.

    Sobre as críticas e acusações que recebeu, rebate: “Nem toda piada é engraçada para todo mundo. Mas agora começaram a contestar nossa posição sobre gays, negros, homossexuais… Se for ir por essa linha, nós vamos começar a contestar piada do Ary Toledo, do Chaves”.

    Continua após a publicidade

    Alguns críticos foram ainda mais longe: “Tem gente falando que a gente vai fechar, que vão nos levar à falência, que esperam que os sócios sejam estéreis e não tenham filhos nunca mais… Então isso não é a democracia e um país de opinião livre. Isso já é, ao meu ver, um problema mental da pessoa.”

    E finaliza: “É muito fácil querer mudar o mundo sentado em uma cadeira e escrevendo na internet”. 

    Continua após a publicidade

    No dia seguinte, para tentar rebater a pecha de “odiador de crianças”, Santi relembrou, no Instagram, uma ação que havia feito em outubro em prol da creche Tiãozinho, onde foi cozinhar hambúrgueres para os jovens.

    Não sou a favor de fazer esse tipo de caridade para mostrar, mas queria deixar claro que não temos nada contra crianças. Às vezes os pais largam as crianças correndo, quebrando pratos…  Daí subvertemos o comando normal, que é de amarrar o cachorro fora. Quem conhece a casa sabe que temos vários detalhes de humor na decoração.”

    Enquanto não há consenso sobre o que é piada e o que é respeito, a casa continua enfrentando forte reação nas redes. Pessoas contra a placa infeliz começaram a criticar o estabelecimento no campo de avaliações da lanchonete no Facebook. Mas também há opiniões favoráveis.

    Continua após a publicidade
    contra
    (Reprodução/Facebook)
    pró 2
    (Reprodução/Facebook)
    contra 2
    (Reprodução/Facebook)
    pró
    (Reprodução/Facebook)

    O que você pensa sobre o assunto? Conte para nós nos comentários, abaixo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.