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Por parceria, chef do Mocotó cria pratos exclusivos para outros restaurantes

Rodrigo Oliveira criou 12 receitas com ingredientes regionais nordestinos, que serão oferecidas nos estabelecimentos de empresa do setor corporativo

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 ago 2024, 18h34 - Publicado em 27 ago 2024, 18h28
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  • Rodrigo Oliveira, chef e dono do restaurante Mocotó
    Rodrigo Oliveira, chef e dono do restaurante Mocotó (Fernando Frazão/Dedoc)

    Conhecido pelas receitas simples, mas muito criativas, Rodrigo Oliveira contabiliza muitos méritos em sua bem-sucedida trajetória como chef de cozinha. A começar pelo premiado restaurante Mocotó, aberto pelo pai, o pernambucano Zé Almeida, em 1973, mas que sob seu comando desde 2001, ganha mais reconhecimento a cada ano, graças à excelente culinária nordestina que oferece e que, há tempos, caiu no gosto do público.

    Do tradicional caldo de mocotó ao parmegiana pernambucana, passando pelo irresistível cuscuz de milho e os famosos dadinhos de tapioca, as criações de Oliveira fizeram com que o restaurante chamasse a atenção da crítica especializada e conseguisse muitos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o 23º lugar na lista dos melhores restaurantes da América Latina pela revista britânica Restaurant, em 2021; o selo de Bib Gourmand pelo Guia Michelin e o prêmio de melhor restaurante do mundo na categoria “no reservation required” pelo World Restaurant Awards, em 2019.

    Rodrigo ainda mantém um lado social ativo, com o projeto “Quebrada Alimentada”, que distribui cestas básicas, agroecológicas e marmitas para 250 famílias em situação de vulnerabilidade social, na zona norte de São Paulo, região onde está localizado o Mocotó. Desde 2020, o projeto já distribuiu mais de 100 mil refeições.

    Nova Parceria

    Agora, o chef, que também está à frente do Balaio IMS, assinou uma parceria com a Sodexo, que presta serviços corporativos de alimentação e facilities, assinando 12 receitas exclusivas, sendo 10 pratos principais e duas sobremesas, feitas com ingredientes regionais, que serão oferecidas nos restaurantes administrados pela empresa.

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    “Queremos impactar positivamente as pessoas que atendemos, com pratos que acolham, surpreendam e gerem memórias únicas para quem está saboreando nossa comida bem brasileira”, diz o chef, que acrescenta. “Juntos, defenderemos uma gastronomia que não apenas enalteça nossas origens e raízes culturais, mas também é realizada por meio de uma produção sustentável.”

    Rodrigo teve um encontro com os chefs da Sodexo, que além de conhecerem os pratos, trabalharam junto com o chef na adaptação das receitas para que preservem a essência e a autenticidade da cozinha sertaneja, característica marcante do trabalho do chef do Mocotó. A empresa também vai oferecer os dadinhos de tapioca de Oliveira em suas cafeterias, com parte da receita destinada ao “Quebrada Alimentada”.

    “Para nós é um privilégio estabelecer esta colaboração única com o Rodrigo Oliveira, um chef brasileiro reconhecido globalmente e que leva nosso sabor regional e excelência culinária além das nossas fronteiras”, afirma Danielle Totti, vice-presidente de Estratégia, Marketing, Comercial e Performance da Sodexo. “Temos certeza de que nossos clientes e consumidores vão se surpreender com o sabor, a brasilidade e as refeições.”

    Aprendizado: Rodrigo ensina os chefs como preparar as novas receitas
    Aprendizado: Rodrigo ensina os chefs como preparar as novas receitas (Divulgação/Divulgação)
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