Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Homem tem mão costurada no abdômen para evitar amputação

Carlos Mariotti quase teve a mão esquerda amputada depois de sofrer um acidente de trabalho, mas os médicos conseguiram salvá-la graças a uma técnica inusitada

Por Da Redação
Atualizado em 5 jun 2024, 04h50 - Publicado em 4 abr 2016, 15h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O auxiliar de produção Carlos Mariotti teve a mão implantada no abdômen para evitar a amputação do membro, após sofrer um acidente de trabalho em Santa Catarina
    O auxiliar de produção Carlos Mariotti teve a mão implantada no abdômen para evitar a amputação do membro, após sofrer um acidente de trabalho em Santa Catarina (Analuze Goulart/Reprodução/Reprodução)

    Carlos Mariotti, de 42 anos, achou que teria sua mão esquerda amputada após sofrer um acidente de trabalho. Graças a uma técnica conhecida, mas pouco utilizada, que consistiu em costurar o membro machucado dentro do abdômen, os médicos que o atenderam conseguiram salvar a mão. As informações são do G1.

    “É uma cirurgia clássica, mas pouca gente faz porque é uma situação especial, é um procedimento de salvação para evitar necrose, quando não há mais nada a fazer. No caso da mão, é uma lesão muito grande e delicada. O único lugar que caberia a mão inteira é no abdômen”, diz o ortopedista e traumatologista, Bóris Bento Brandão, que fez a cirurgia em Carlos, ao G1.

    Segundo o especialista, o auxiliar sofreu uma lesão chamada desenluvamento, quando há remoção da pele, mas ossos e tensões ficam preservados. A cirurgia, realizada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), durou duas horas e o paciente recebeu anestesia no braço e no abdômen. Esta é a primeira vez que este procedimento foi feito na Fundação Hospitalar Santa Otília, único hospital de Orleans, no sul de Santa Catarina.

    Leia também:

    Primeiro transplante de pênis será realizado nos EUA

    Técnica que ressuscitou americano congelado ainda é pouco utilizada

    A mão de Carlos deve ficar nessa posição por cerca de 42 dias, tempo necessário para garantir o desenvolvimento de um novo tecido capaz de receber enxerto de pele.

    Continua após a publicidade

    Durante o período de recuperação, o paciente ficará em casa, sob os cuidados da mulher e fará acompanhamento médico semanal. De acordo com Brandão, a mão de Mariotti voltará a ser funcional, mas perderá um pouco da sensibilidade.

    O acidente – O acidente ocorreu quando Carlos foi manobrar uma máquina de fabricar bobinas e teve a mão puxada pelo equipamento.

    Felizmente, ele foi logo socorrido pelos colegas e, em seguida, atendido pelos bombeiros, que o levaram ao hospital.

    Continua após a publicidade

    (Da redação)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.